quarta-feira, 30 de abril de 2008

Quando o ABC FC foi fundando, os serviços de telecomunicações ainda engatinhavam no Brasil e no mundo...Do Mesmo jeito com o América . A rivalidade entre os dois clubes só aumentava. Natal dividia-se com os dois clubes.Os mais antigos certamente se lembram da rádio nacional, um marco na história do rádio brasileiro, fundada na década de 30, no Rio de Janeiro. Estatizada pelo estado novo de Getúlio Vargas em 1940, a rádio passou a ser ouvida em todos os cantos do Brasil. Com a propagação dos meios de comunicação, a interação entre as regiões do Brasil aumentou consideravelmente. Porém, as informações, as atrações e expansão cultural eram feitas no sentido sudeste-nordeste, ou seja, de lá para cá, nunca o contrário. A cultura, a arte e os costumes do Rio de Janeiro eram transmitidos para todo o Brasil, de tal modo que a cultura de cada região era diminuída. Assim, as coisas foram mudando, inclusive a paixão dos torcedores. A febre pelo rádio foi imediata, e com o tempo, transformou-se em febre pelos clubes do Rio de Janeiro. Não demorou muito para que os clubes de maior popularidade no RN fossem os cariocas. Em outras palavras, os meios de comunicação roubaram um pouco de nossa identidade, do orgulho do que verdadeiramente é nosso. Passamos a admirar o que é deles. Para se ter uma idéia da influência da rádio nacional, ela era certamente maior que a força da rede globo nos dias de hoje.
Com o tempo, a tv substituiu o rádio na condição de maior veículo difusor do Brasil. Na década de 60, surgiu a rede globo, também com sede no Rio de Janeiro, que veio a se tornar o maior canal de tv do Brasil. Mais uma vez os Nordestinos eram submetidos e acostumados à cultura do eixo mais rico do país. E os clubes locais? A essa altura, o Flamengo já tinha a maior torcida no interior. Chegando ao ponto de dividir o estádio com os clubes de Natal. Apenas com o advento da televisão é que o futebol paulista viria a adquirir sua parcela de aceitação entre os Norte-riograndenses. Também não demorou e clubes como Corinthians, Palmeiras e São Paulo tivessem torcidas expressivas em Natal. ABC E AMÉRICA, para infelicidade da identidade Natalense, ficavam pra trás.

Percebe-se que ao longo dos anos foi feito uma verdadeira lavagem cerebral com o povo das regiões periféricas do país, ou seja, daqueles territórios que não fazem parte do centro. Roubaram-nos a cultura e a arte, os folguedos, o bumba-meu-boi e os pastoris. Deram-nos a cultura deles, forçaram-nos a admirar o que é deles e menosprezar o que é nosso. Fizeram-nos menosprezar nossos clubes. ABC, AMÉRICA, ALECRIM,E OS OUTROS SÃO TAMBÉM NOSSA CULTURA, É O NOSSO FUTEBOL EM JOGO, É NOSSA TRADIÇÃO EM CHEQUE, VAMOS CONSCIENTIZAR AS NOVAS GERAÇÕES, E AOS QUE ESTA CULTURA SULISTA ENVENENOU, VAMOS PEDIR RESPEITO, AO MENOS DENTRO DE NOSSA KSA, ABC SÓ TORÇO POR VOCE, É UM MOVIMENTO PRA ENTRAR NA HISTORIA!!!

Lembranmdo que este texto foi extraido da campanha, CRB MEU UNICO TIME, semelhante a nossa, Nordeste unido em prol de um unico objeitvo, valorizar o que é nosso!!!!

2 comentários:

ABC SÓ TORÇO POR VOCE!!! disse...

Lembrando que este texto acima foi extraido da campanha: CRB MEU UNICO TIME, apenas foram feitas algumas adaptações, pois nossas ideias e ideais são os mesmos!

NORDESTE UNIDO PRA VALORIZAR O QUE É NOSSO!!!

Unknown disse...

Parabéns pessoal, estou c vcs na luta pela valorização do futebol nosdestino, e pq não dos 100%ABCdistas! Saudações Alvirubras!

Ademar Passos - Presidente do Movimento Organizado CRB Meu Único Time.